Forneria 1121 apresenta seu novo cardápio, com assinatura do chef Lelo Rosa.

Texto e fotos: Daniel Coutelo

Quantas pessoas podem dizer que uma temporada no “inferno” fez um bem danado para si? O chef Lelo Rosa sim. Participante da quarta temporada do reality “Hell´s Kitchen Brasil”, o chef assina a nova carta do Forneria 1121, delicioso e aconchegante espaço gastronômico nos Aflitos. E quer saber a nossa impressão? Sim, alcançamos o céu.

Já conhecida por sua qualidade ímpar e pizzas feitas de maneira bastante tradicional (mas isso deixaremos para outro post, ok?! \o/), a Forneria 1121 resolveu dar uma guinada ao alterar praticamente 70% do seu cardápio (calma… eles mantiveram seus carros-chefes 1f604.png). Uma tarefa bem ousada e, da mesma forma, nada fácil. Foi desse desafio que surgiu a oportunidade de parceria com o Chef Lelo que, arduamente, conseguiu imprimir um menu bem autoral para o Forneria. Quanto a nós, bom… ficamos com a “difícil” tarefa de experimentar em primeira-mão o que de bom reserva o futuro do Forneria.

Para as entradas, experimentamos 3 pratos distintos, mas igualmente muito bons: as rodelas de lula empanadas no panko. Sequinhas, crocantes no ponto e acompanhadas de um delicioso molho de Lemon Pepper. Um ótimo aperitivo para começar a noite. Em seguida experimentamos o Mousse Caprese, uma espuma de mussarela de búfala, com tomate confitado e azeite de manjericão… muito delicado, sabor suave… muito gostoso. Depois, uma das estrelas da casa brilhou para nós: o Raclette. Uma peça de queijo suíço derretida em si e depois servida com acompanhamentos. No nosso caso, experimentamos o Raclette 1121, onde o queijo vem acompanhado de presunto cru, batatas rústicas, aspargos e crostini. Uma delícia indescritível. E se você quiser ter um pouquinho de inveja da gente, clique AQUI e assista a um pouquinho dessa delícia sendo preparada. Duvido você não babar.

E se você pensa que terminou por aí, você não imagina o que a noite ainda nos reservou: fomos apresentados a alguns dos pratos principais. Primeiro, um nhoque defumado com espuma de parmesão. Huuummm… um sabor que é pra pedir bis. A pescada amarela também estava muito saborosa, “cá” pra nós, não sou um dos maiores fãs de abobrinha, mas o risoto de zuchinni (abobrinha italiana) com espuma de limão siciliado definitivamente me fisgou (sem trocadilhos… rs). Para o final, um tournados ao funghi com um musseline de batata-doce e um toque marcante de gengibre… tenro e muito saboroso.

Para terminar esse tour maravilhoso, fomos apresentados a duas sobremesas da casa. O brigadeiro de colher com crispy de bacon era uma combinação que nunca havia experimentado. Pode acreditar… harmonizam-se muito bem. Já o Petit Gateu vem com uns toques autorais da casa: além do bolinho (cremoso na medida) vir com um leve toque de laranja, o sorvete tem leves toques de manjericão. O que traz um sabor muito especial ao prato.

Enquanto íamos degustando os pratos, também tivemos o prazer de sermos apresentados aos drinques do barman, Anlerson Nunes. Experimentamos o “Meu Nordeste”, a base de cachaça, soda gaseificada de caju e purê de abacaxi, bastante refrescante. Bem como o “Sciroco”, a base de vodca e suco de cranberry, levemente adocicado e uma boa pedida para quem adora cereja.

Uma noite de apresentações e comida de muito sabor e qualidade. Se a gula é um dos pecados capitais, o Forneria 1121 fez com que nós chegássemos ao paraíso sem culpa, nem arrependimento. Parabéns pelo novo cardápio!

Informações:
Forneria 1121
Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1121, Aflitos
Fone: 3072.8316
Horário de Funcionamento:
Segunda a quinta – das 18 à 0h
Sexta e sábado – das 18 à 1h
Domingo – de 12 às 15h30 e 18 às 23h