Carpaccio de tomate, uma delícia vegetariana que leva o sobrenome De’ Carli

Já foi em um restaurante e ficou surpreso com um prato que, de tão delicioso e simples, lhe deixou com a sensação de um comfort food? Fui eu quando experimentei pela primeira vez o carpaccio de tomate, prato que consta no cardápio do Cucina De’ Carli, e foi uma criação inusitada e diferente que já se tornou marca registrada de suas criadoras, as meninas Gênova e Albânia De’ Carli. E por trás da criação do prato há toda uma história que elas mesmas contaram quando fui perguntar. Ideal para quem faz um dieta vegetariana ou simplesmente quer pegar leve na carne. Por lá, inclusive, tem vários pratos vegetarianos deliciosos.

Esta entrada foi lançada em 2014 e surgiu a partir de uma brincadeira entre as irmãs. Segundo Albânia De’ Carli, conversando sobre como o tomate é saboroso, nutritivo e versátil, sua imagem foi associada ao carpaccio de carne bovina, tão tradicional na Itália. Ela conta que a primeira versão tinha apenas ele, o charmoso tomate, queijo mussarela e gorgonzola. “Foi servido muitas vezes, aos amigos mais chegados, antes de ir para o cardápio, onde tomou a forma que tem hoje. Simples e delicioso ele é uma excelente alternativa para os vegetarianos ou para aqueles que estão simplesmente querendo reduzir o consumo de carne”.

Albânia diz: “É surpreendentemente gostoso – experimente”.  E recomenda: “Branco, tinto ou rosé – você escolhe o vinho para acompanhar – lembre-se quem manda é o seu paladar, portanto, ouse”. A gente agradece e também vai reproduzir por aqui. Mas claro, que nunca terá o mesmo sabor feito com o carinho e as mãos das meninas De’ Carli. Você pode até reproduzir em casa, mas não deixe de provar o que é feito por elas lá no restaurante italiano. E como não podia deixar de ser, claro que a gente pediu a receita e elas deram, então aproveita, pode anotar.

Ingredientes
3 tomates bem maduros, (mas ainda bem tenros) fatiados finamente em rodelas (o mais fino que conseguir)
1 colher de sopa de azeite extra virgem.
3 colheres de sopa de muçarela ralada no ralo grosso
1 porção de queijo gorgonzola
2 colheres de sopa de molho pesto genovese
12 alcaparras em conserva
manjericão

Modo de fazer:
Disponha as rodelas de tomate em uma travessa refratária sem sobrepor, regue com azeite de forma a espalhar um pouco sobre cada fatia. Coloque uma camada do queijo muçarela ralado e sobre ele o queijo gorgonzola (o quanto baste) para perfumar.
Leve rapidamente ao forno por tempo suficiente apenas para amolecer os queijos.
No centro do prato coloque o molho pesto, acrescente as folhas de manjericão e as alcaparras para decorar. Sirva com pães e torradas.