Château Los Boldos – impossível escolher um preferido

Texto e fotos: Taciana Antunes, colaboradora
Alta qualidade e sofisticação presentes em vinhos jovens e de grande potencial para diferentes paladares. Foi isso o que encontrei no chileno Château Los Boldos, produzido no Vale do Cachapoal, um lugar simplesmente abençoado pelos deuses dos vinhos, localizado a cerca de 100 quilômetros ao Sul de Santiago do Chile. Aninhada aos pés da Cordilheira dos Andes, a região possui clima mediterrâneo e solo granítico mais que perfeitos para abrigar vinhedos muito produtivos e que exportam suas delícias engarrafadas para todo o mundo.


Pude conferir alguns dos rótulos da vinícola Château Los Boldos, que faz parte do grupo português Sogrape, em evento promovido pela Zahil Importadora, na Blue Angel, lugar mais que adequado para abrigar a degustação, transmitindo os sentimentos clássico e elegante do produto em questão. Pois bem… eu, em minha singela limitação técnica, porém com todo o meu bom gosto de libriana, estava lá entre tantos experts no assunto vinhos, incluindo o enólogo da vinícola, Victor Arce, e o diretor comercial Sebastian Phillips, e vários convidados, entre consumidores e formadores de opinião.


E se minha missão era dar meu testemunho, aqui vai. A cada taça, desde o Sauvignon Blanc, passando pelo Chardonnay (refrescante), seguindo pelo Cabernet Sauvignon e pelo Carmenere (aqui eu me apaixonei) e concluindo a aventura com o melhor Syrah que eu já experimentei, só posso dizer uma coisa… amei. Todos. Mas como sempre existe um preferido entre os melhores buquês, fico com o Carmenere… ou com o Cabenet Sauvignon… ou com o Syrah… nossa, difícil demais. Todos que provei da linha Grande Réserve, em especial, conquistaram meu coração amante de vinhos.


O que temos aqui é uma linha de vinhos produzidos a partir de uvas colhidas cedo, com acidez e amoras suaves, porém com personalidades bem definidas. Juventude combinada a um alto padrão de qualidade que podem ser resumidos em um termo bem simples são vinhos “fáceis de tomar”. Atendendo aos paladares mais exigentes e aos mais inexperientes também, podem ser considerados uma ótima escola para quem deseja adentrar no mundo inebriante de Baco. Portanto, The Spirit of Cachapoal é recomendo para todos os gostos, a partir dos 18 anos, é claro.