Uma viagem pelos sabores do Catamaran

Novo menu, que priorizará petiscos e entradas individuais, será lançado ao público na próxima sexta-feira, dia 06/10

Por: Marcelo José, colaborador

Foto: Rodrigo Cavalcanti

Quem ainda não conhece os pitorescos passeios de catamaran pelo Rio Capibaribe, barco que preguiçosamente flutua pelas tranquilas águas deste rio que corta o Recife, navegando sob as famosas pontes da cidade, como a convidar o turista e o nativo mais atribulado a “parar no tempo” e conhecer, por outro ponto de vista, as paisagens e histórias da nossa secular cidade? Todo mundo conhece! Pois bem, todos também precisam conhecer o Catamaran Restaurante, localizado no Cais do Forte das Cinco Pontas (de onde partem os passeios de barco), já consolidado no mercado gastronômico recifense como referência para quem deseja degustar pratos tropicais em um balneário no centro da cidade. Em sintonia com os gostos dos clientes, o restaurante renova seu cardápio e aposta, como diferencial, em petiscos e entradas individuais. “A partir de uma entrevista, percebemos que não poderíamos trabalhar apenas com refeições. Os petiscos serão a novidade do ano”, afirma Juliana Britto, empresária e diretora do Catamaran Restaurante.

O lançamento para o público ocorrerá amanhã (06/10). No entanto, o Verbo Comer já teve acesso aos novos pratos – oferecidos à imprensa recifense no jantar de degustação da semana passada (26/09) – e repassa as novidades aos nossos seguidores.

A degustação iniciou com a apresentação de quatro entradas: o mini coquile de frutos do mar (espécie de casquinha com camarão, peixe e polvo, regada ao molho de vinho branco, gratinada com parmesão e acompanhada por farofa panco); o trio de camarão (em massa de harumaki crocante com sour cream); o rolinho de salmão (massa harumaki, salmão desfiado com ervas frescas e queijo, acompanhada por molho shoyo); e filé ao parmesão (medalhão de filé mignon grelhado, gratinado com queijo parmesão e molho de salsa).

Em seguida, foram servidos três pratos principais: o filé do comandante (medalhão de filé ao molho bechamel acompanhado de fettuccine na cestinha de parmesão); o camarão ao timoneiro (quatro camarões com queijo mussarela fritos, acompanhados de risoto de alho poró com camarão à provençal); e pescada ao espinafre (filé de pescada amarela, regado ao molho de vinho branco com espinafre e camarões salteados, acompanhado de arroz com açafrão e purê de batatas).

Foram oferecidas duas sobremesas: a Torta Fudge (torta de chocolate suavemente doce e cremosa) e a Torta de Limão (massa de biscoito, queijo e chocolate branco com creme de limão siciliano).

Todas estas iguarias foram meticulosamente elaboradas pelo chef pernambucano Tallys Bastos, que há dois anos comanda a cozinha do Catamaran Restaurante. O Chef Tallys é um talento promissor da gastronomia recifense, especializado na culinária mediterrânea, mexicana, japonesa e francesa. Todos os pratos sob sua assinatura possuem esta mescla de saberes e sabores.

Ao todo, serão incorporados ao novo menu cinco petiscos, seis pratos principais e três sobremesas. Na próxima sexta-feira, data do lançamento, a música ao vivo estará sob a batuta de Thiago Kehrle (voz e violão). O Catamaran Restaurante também possui uma carta de 33 rótulos, entre espumantes e vinhos brancos e tintos. Mas, confesso que o público vai mesmo é se deliciar com o novo cardápio ao som de uma música de primeira qualidade, tomando uma cerva estupidamente gelada e sentindo a brisa do mar.

Serviço: Catamaran Restaurante
Onde: Cais do Forte das Cinco Pontas, s/nº, Recife
Horário: das 11h30 às 16h (seg a qua), 11h30 às 23h (qui a sáb) e 11h30 às 18h (dom)
Informações e reservas: 81-3424.2845
Estacionamento: gratuito
Facebook: @catamaran.restaurante1