No Varanda do Galo é Carnaval o ano inteiro

Texto e Fotos: Daniel Coutelo

Se o Carnaval começa no Galo da Madrugada, nada mais justo que no seu restaurante ele não termine nunca. Localizado no andar superior da sede da agremiação histórica/simbólica recifense, o Restaurante Varanda do Galo é um reduto não só para os que amam o Carnaval, como também gostam de comer bem.Com um cardápio variado e batizando seus pratos com nomes de blocos tradicionais do nosso Carnaval, a primeira surpresa que se tem são os preços bem acessíveis dos pratos:  a partir de 15 reais você faz uma refeição bem robusta e com um sabor… aaaaah… um sabor.

Para começar, os petiscos e entradinhas da casa. Comecei por um caldinho de feijão com um sabor bem caseiro. Estava ótimo, depois uns bolinhos de bacalhau crocantes e muito saborosos. Para finalizar, ofereceram uns pasteizinhos de camarão, mas esse colunista aqui é alérgico e teve que declinar… mas vocês podem dizer pra gente o que acharam, ok?

Na hora do prato principal, é que a mágica acontece. Os pratos são muito bem servidos, apetitosos e, porque não, positivamente inusitados! Fui apresentado ao Dobralhau…  isso mesmo… uma dobradinha de bacalhau onde substituem o bucho pelo peixe e dão aquele leve toque de leite de côco. E eu, que nunca fui dos maiores fãs de dobradinha, me rendi ao prato. Muito gostoso e vale conhecer. Também tivemos o prazer de experimentar uns medalhões de porco ao molho agridoce de abacaxi e legumes e esse foi direto no meu calcanhar de aquiles. O prato me arrebatou e será figurinha repetida fácil nas minhas visitas ao local.

Além do Dobralhau e do Porco, ainda tivemos que deixar um espacinho para experimentar um pouco do Strogonoff de Frango e do Picadinho. Pratos individuais muito bem servidos e, da mesma forma, muito saborosos.

E para a folia de Momo ficar completa, não podia faltar a sobremesa. Sério, gente, já estava muito satisfeito, mas você diria não a essa cartola acima? Claro que não! Essa iguaria pernambucana é muito bem representada no Varanda do Galo que, além dessa sobremesa, ainda conta com os tradicionais Doce de Mamão com Coco, Pudim de Leite e Brigadeirão… mas esses vou deixar para a próxima visita.

A única coisa que lamentei foi que o Varanda do Galo não é uma opção para passeios aos finais de semana. O restaurante funciona apenas de segunda à sexta, das 11 às 16h (apenas nos dias de funcionamento da sede do bloco). Mas vale muuuuito a visita. Tanto pela história do bloco, quanto pelo sabor dos seus pratos, se você tiver um tempinho na hora do almoço, ou no começo da tarde… vale dar uma “bicada” por lá. E ainda pode comprar uns souvenirs na lojinha do galo, não é massa?! Depois disso, duvido que você não saia cantando nenhum trechinho do hino… “Ei pessoal, vem moçada…” hahahahaha

Informações:
Restaurante Varanda do Galo
R. da Concórdia, 962 – São José, Recife
(Na sede do Bloco Galo da Madrugada)
Fone: (81) 3038-6468
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta, das 11 às 16h