Noite genuinamente italiana no Don Lucchi na Zona Sul do Recife

todas as massas são artesanais e os ingredientes, originalmente italianos

Por: Taciana Antunes, colaboradora.

Viajei certa vez para a Europa e me encantei com a gastronomia italiana, como era de se esperar em todos os apreciadores da boa comida. A experiência do paladar me veio à memória em uma noite no Don Lucchi, restaurante tipicamente italiano, localizado no bairro de Setúbal, na Zona Sul do Recife. Entre vinhos, massas e boa companhia, senti-me novamente em uma cantina romana.

Don Lucchi restaurante tipicamente italiano na Zona Sul do Recife
O chef e um dos proprietários da casa, Gabriele Lucchi estava presente para nos guiar nessa viagem à sua cidade natal, Verona. Para auxiliá-lo nessa expedição aos sabores italianos, contamos com Angelo Miranda, sommelier do Don Lucchi, apresentando vinhos europeus que harmonizaram de forma impecável com os prazos servidos.


Da entrada à sobremesa, a promessa do chef Gabriele de uma saborosa e divertida viagem à Itália foi cumprida. O jantar iniciou com um carpaccio ao molho pesto, torrada de massa de pizza com presunto de parma e uma cestinha feita de parmesão recheada com filé ao molho gorgonzola. Deu água na boca? Pois teve muito mais que isso. Provamos duas amostras de pratos principais: um caneloni de queijo e presunto com molho bolonhesa e manjericão fresco e um risoto de camarão com arroz arbóreo.

Rendez-Vous Merlot Cabernet (francês)
Vale ressaltar que todas as massas são artesanais e os ingredientes, originalmente italianos. Detalhes que elevam, sensivelmente, a qualidade de todos os itens do cardápio do Don Lucchi. Para a harmonização dos pratos, foram escolhidas bebidas europeias, começando com Cave Des Rois Vino Frizzante, passamos para o tintos Infinitum Primitivo (italiano) e encerramos com o Rendez-Vous Merlot Cabernet (francês). Por sinal, apaixonei-me perdidamente por este último. Frutado e maduro, traz um perfume de ameixas e com toque de pimenta, uma delícia do começo ao fim da sua degustação. E já estou ansiosa para ter um novo encontro com este francês.

Nossa sobremesa foi um tiramissu em sua versão tradicional, de café, e uma versão com morango e biscoito champagne. Meu paladar preferiu o tradicional que dispensou o cafezinho após a refeição. E para encerrar o jantar, experimentamos o Limoncello, digestivo forte e refrescante, feito no próprio restaurante. Eu, que nunca havia experimentado esse licor, posso já elegê-lo como um dos meus preferidos de agora em diante.

Serviço:
Restaurante Don Lucchi
Rua Setúbal, 1226 (Próximo ao Parque D. Lindu) | www.donlucchipizzaria.com.br
Telefone: (81) 3097-1003
Terça a sexta, das 18h às 23h | sábado e domingo, 11h30 às 15h e 18h às 23h
Delivery pelo ifood