Festival Delícias da Comunidade chega à sua 4ª edição

Festival Delícias da Comunidade chega à sua 4ª edição

Fotos: Maurício Ferry

Começa hoje (29/08), às 18h, a 4ª edição do Festival Delícias da Comunidade, que acontece no Pátio de São Pedro, no centro do Recife. O evento segue até o sábado (31), às 22h, e tem por objetivo incentivar a economia criativa da periferia recifense, com foco na gastronomia. A ideia é levar restaurantes de diversos bairros e comunidades a expor e comercializar seus produtos no centro da cidade e, consequentemente, revitalizando o Pátio. O projeto é conduzido em parceria pelo Sebrae em Pernambuco, Seturel e Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

A Feijoada de Polvo, do restaurante São Pedro – fotos Maurício Ferry
A Feijoada de Polvo, do Restaurante São Pedro

Onze restaurantes participam do evento, sendo cinco residentes do Pátio de São Pedro (Buraco do Sargento, São Pedro, Banguê, Acauã e o Buraquinho) e outros seis convidados de diversas comunidades. São eles: Espetinho da Ceça (Bomba do Hemetério), Bar da Geralda (Morro da Conceição), Restaurante e Bar do Zaqueu (Linha do Tiro), Bar do Cabo (Brasília Teimosa), Caldinho do Mago (Brasília Teimosa), Becas Bar (Santo Amaro), Bistrô Ilha de Deus (Ilha de Deus), Cozinhando Escondidinho (Casa Amarela), Pra quem gosta (Sítio Histórico/Olinda), além de duas tapioqueiras de Olinda (Alto da Sé/Olinda).

O Festival Delícias da Comunidade conta ainda com uma feira de produção autoral, na qual participam 20 empreendedores que trabalham com moda e artesanato autoral. “Fazer moda autoral no Recife é acreditar na sofisticação do fazer artesanal. É apostar na autenticidade, usando a criatividade e a regionalidade para voos inusitados. Assim nasceu a Feira Criativa do Pátio, uma das atrações da 4ª edição do Festival Delícias da Comunidade, que ocorre de 29 a 31/08 no Pátio de São Pedro. A Feira reúne marcas conceituais de valorização da cena criativa do Recife e do bairro de São José. São 20 criativos (dentre artesãos, artistas plásticos, estilistas e designers) dos segmentos de vestuário, calçados, acessórios e decoração expondo e comercializando seus trabalhos na linda ambiência histórica, cultural e gastronômica do Pátio”, afirma Alexandre Ferreira, analista do Sebrae/PE.

O Pátio de São Pedro contará, durante o evento, com Wi-Fi grátis, decoração especial e atrações culturais, a se apresentarem no Som na Rural, de Rogê de Renor. Nesse sentido, será desenvolvida a ação O Pátio que você quer, com o colhimento de opiniões sobre melhorias para o local, com foco em cultura, lazer e turismo. Na semana seguinte, de 1º a 07 de setembro, o Festival Delícias da Comunidade segue em realização nas comunidades dos restaurantes convidados, no horário de funcionamento de cada um dos estabelecimentos.

SERVIÇO

4º Delícias da Comunidade

Quando: de 29 a 31 de agosto

Horário: 29/08, 18h às 22h e 30 e 31/08, 12h às 22h

Onde: Pátio de São Pedro | Bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife