Prepare uma ceia de Natal vegana e low carb

Receitas para Ceia de Natal vegana e low carb

No fim de ano, é comum encontrar nas confraternizações aqueles banquetes com as comidas típicas da época – rabanada, pernil, farofa, panetone e entre outras delícias. É aquele tempo de “enfiar o pé na jaca”. Mas, é possível ter equilíbrio por meio de pratos feitos com produtos saudáveis. A nutricionista Sabrina Trunkl, dá dicas de como curtir as festanças de fim de ano com equilíbrio e saúde.

Sabrina sugere três receitas bem tradicionais, que se encaixam perfeitamente nessa época do ano. A rabanada, feita com pão low carb e zero lactose, o macarrão vegano, com ingredientes sem origem animal e a farofa sem carboidrato, feita com couve e farinha de amêndoas. Todas as receitas foram feitas com produtos do Minimercado Equilíbrio, em Taubaté.

Farofa de couve com bacon Low Carb

Receita de Farofa low carb com bacon e farinha de amendoas
Farofa low carb com bacon e farinha de amêndoas – Foto: William Souza Fotografia

A farofa feita com farinha de amêndoas é rica em nutrientes. Incluir as amêndoas no dia a dia, junto a uma alimentação saudável e equilibrada, traz uma série de benefícios, como a atuação no combate ao colesterol. As amêndoas auxiliam no processo de emagrecimento, faz bem ao coração, evita a ação de radicais livres, é low carb (sem carboidrato), previne o câncer e possui propriedade regeneradores.

Ingredientes
1 kg farinha de amêndoas
1 maço de couve
200g bacon artesanal
Cebola (a gosto)
Alho (a gosto)
200g amêndoas laminadas
Sal (a gosto)

Modo de preparo
Na panela, coloque um fio de azeite (ou óleo de coco) e refogue a cebola com a alho. Em seguida, coloque o bacon em fatias e deixe dourar bem. Depois, coloque a couve e mexa até que ela fique bem refogada. Com isso, vá colocando a farinha de amêndoas aos poucos. Mexa bem. Coloque sal e pimenta do reino a gosto.


Rabanada low carb sem lactose

 

Rabanada low carb sem lactose – Foto por William Souza Fotografia

A rabanada é apenas um dos vários pratos que aparecem com grande destaque no período natalino. Considerada bem calórica, a rabanada pode aparecer na ceia sendo como um prato saudável e bem equilibrado. Segundo a nutricionista Sabrina Trunkl, o segredo para ter um equilíbrio nas festas de fim de ano, é saber substituir ingredientes mais calóricos por outros mais saudáveis.

“O pão, por exemplo, tem várias opções nos mercados, que fazem ele ser bem saudável e rico em nutrientes. Uma outra opção, que pode ser usada o ano todo, é tentar ao máximo evitar frituras. A rabanada tradicional é frita, mas ela pode ser assada e também grelhada com óleos mais saudáveis, como a manteiga Ghee, óleo de coco, azeite”, disse Sabrina.

Ingredientes
2 pacotes de pão low carb
1 litro de leite de coco
Canela (a gosto)
1 ovo
200g açúcar mascavo
Manteiga ghee ou óleo de coco pra “fritar”

Modo de preparo:
Fatie o pão em tiras bem finas e molhe no leite de coco com açúcar mascavo. Em seguida, coloque-o em cima de um pano e deixe aberto de um dia para outro para que ele fique seco. Depois de seco, passe o pão no ovo e frite na frigideira com o óleo de coco. Para finalizar com aquele toque da rabanada tradicional, aplique canela e xilitol nas fatias de pão.

Macarrão Vegano ao molho branco com Shimeji

Macarrão vegano ao molho branco com shimeji – Foto: William Souza Fotografia

É bastante comum que todo final de ano comece aquelas famosas previsões e tendência para o próximo ano. O veganismo está dentre essa listinha para algumas pessoas. Em uma ceia de natal, por exemplo, é difícil encontrar alimentos veganos. Por isso, é possível adaptar famosas receitas com ingredientes sem origem animal.

“É muito importante saber substituir as proteínas de forma saudável e com os nutrientes adequados. O Shimeji é um desses alimentos que podem substituir a carne de forma equilibrada. Para a ceia de natal, há vários ingredientes que podem ser veganos. O macarrão é um desses exemplos e tem vários sabores, tem o de cenoura, de pupunha, de abobrinha”, conta Sabrina.

Ingredientes
1 pacote de macarrão de grão de bico
200g de tofu
1 maço de espinafre
1 tomate picado
200 g cogumelos
1 sache de molho de tomate
500 ml de leite de castanha
Alho e cebola (a gosto)
3 colheres de sopa de amido de milho

Modo de preparo
Macarrão: Coloque 1 litro de água para ferver, com um fio de azeite e uma pitada de sal. O macarrão utilizado na receita foi o de cenoura, mas pode ser feito com o que você mais gostar. Shimeji: Unte a frigideira com óleo de coco e refogue o alho com o Shimeji. Para um melhor preparo, acrescente água aos poucos, para que o shimeji fique com uma consistência mais amolecida. Reserve.
Molho Branco: Refogue a cebola até que fique dourada. Em seguida, acrescente meio litro de leite de castanha e três colheres de sopa de amido de milho. Coloque sal a gosto. Se preferir uma melhor consistência, além de refogar, o molho pode ser batido no liquidificador.
Misture o macarrão com o molho branco e o shimeji. Se precisar, ajuste o sal.

Sobre o Mini Mercado Equilíbrio – Com o objetivo de proporcionar uma vida saudável para os moradores de São José dos Campos, o Mini Mercado Equilíbrio abriu as portas oficialmente no dia 23 de novembro de 2016. Três anos se passaram e a marca é referência quando o assunto é produtos naturais, saudáveis e de alta qualidade. Para levar ainda mais saúde e consolidar sua marca no Vale do Paraíba, o Mercadinho inaugurou sua segunda loja em Taubaté, no dia 21 de novembro.

O Mini Mercado conta com mais de 5000 produtos, sendo eles naturais, orgânicos, saudáveis e com variadas linhas, como a low carb, zero glúten, sem lactose, zero açucar e vegana. Além disso, o Equilíbrio é referência em produtos a granel, com uma variedade de mais de 300 opções.

Serviço:
Mercado Equilíbrio
Av. Charles Schnneider, nº1665, Parque Senhor do Bonfim, Taubaté (SP).

3 Comment

  1. Muito bom quando se encontra mesmo que sem querer
    conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei muito do
    que lí aqui… Valeu!

    1. lucianatorreao says:

      Que bom que gostou, agradecemos!

    2. lucianatorreao says:

      Obrigada, valeu o incentivo!

Comentários fechados.