Três receitas refrescantes para aproveitar o Verão

Receita de Panko da Lidi - verbocomer

Vem chegando o verão…é tempo de comidinhas refrescantes e leves. Nada de se alimentar de comidas pesadas. O organismo pede muita calma nessa hora.  Pensando nisso a chef funcional Lidi Barbosa preparou três receitas para lhe ajudar a comer de uma maneira saudável e gostosa no período mais quente do ano. Anote as receitas. 

Panko da Lidi

Ingredientes:
4 fatias de pão de fermentação natural ou 4 fatias de pão sem glúten ou low carb
1/2 xícara de aveia em flocos grossos
1 colher se sopa de cebola desidratada ou 1/2 colher de sopa de cebola em pó
1 colher de sopa de alho desidratado ou 1/2 colher de sopa de alho em pó
1 colher de sopa de levedura nutricional (opcional)1 pitada de sal

Modo de preparo:
Deixe seu pão em forno 160c até que ele seque, não deixe torrar e ficar escuro. Bata no liquidificador. Até que fique em flocos. Reserve
Toste a aveia com o alho em pó e a cebola em pó. Acrescente o azeite de oliva extra virgem, deixe secar, não queimar.
Bata no liquidificador.
Misture com os “flocos” do pão. Acrescente sal e levedura e pronto!
Deixe armazenada em geladeira por até 3 dias.
Eu costumo empanar: farinha de arroz, ovo e a farinha panko. Para quem não usa ovos: farinha de arroz, azeite e panko.

 

Smoothie Tropical

receita de Smoothie Tropical - verbocomer
Ingredientes:
450ml de água de coco ou “leite” de coco
2 laranjas – suco
1 banana madura congelada
1 fatia de abacaxi
1/2 maracujá
1 colher de óleo de coco extra virgem

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador! Rende duas porções

 

 

Sorvete

Receita de Sorvete para o verão - Lidi - verbocomer

Ingredientes:
3 inhames cozidos
3 colheres de leite de coco em pó
20g de óleo de coco extra virgem

Modo de preparo:
Cozinhe os inhames sem casca. Cozinhe bem até ficar bem molhinho. Coloque no liquidificador com os demais ingredientes do sorvete e bata bem. Até ficar cremoso. Bata metade do pé de moleque já pronto e durinho a massa do sorvete, no liquidificador. O restante, misture com uma colher para ficar pedaços. Leve ao congelador por 5 horas e está pronto.

Cremoso Gelado de Pé-de-moleque
Ingredientes:
100g de amendoim torrado e sem sal
300g de chocolate
10g de óleo de coco extra virgem

Modo de preparo:
Derreta o chocolate em banho maria, com o óleo de coco. Acrescente o amendoim no chocolate derretido. Espalhe bem em uma assadeira e leve a geladeira por 4 horas.

 

Chef Funcional Lidiane Barbosa –  A chef trocou uma especialização com foco na carreira jurídica pelo curso de técnicas em gastronomia na Escola de Restauració I Hostalatge, de Barcelona, em 2002.

Não demorou muito para ela mergulhar de cabeça na gastronomia funcional. Fez pós-graduação e outras especializações na área. Em 2015, teve a oportunidade de expandir seus conhecimentos estudando na Le CordonBleu, em Paris. Estudou no Natural Gourmet Institute, em Nova York, Escola Jamie Oliver, em Londres e Matthew KenneyCulinarySchool em Venice Beach.Lidiane tem como “bandeira” a disseminação da comida “de verdade”, o uso de ingredientes integrais, frescos e orgânicos, incentivo ao produtor local, a utilização das plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a socialização por meio da comida. É também especialista em gastronomia sem glúten e sem outros alergênicos.

A chef é requisitada para consultorias a restaurantes e bistrôs pelo Brasil. No currículo, são 16 estabelecimentos em Belém, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo etc (lista completa abaixo). Ela também viaja o país comandando cursos e workshops de gastronomia funcional. Já foram mais de 400 cursos e palestras, 80 cidades e um total de mais de 40 mil alunos

É autora das receitas do livro “Vó Leninha e … O Aniversário de Isabela“, primeira publicação brasileira com preparações funcionais voltada para crianças, em parceria com uma escritora de Santa Catarina Presidente e Idealizadora do Projeto Crescer e Semear (desde 2015), realizado pela ONG – Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves, também presidido pela mesma, que só em 2018 está alcançado 4500 crianças, 50 merendeiras de 13 escolas públicas da cidade de Blumenau/SC. Crescer e Semear’ é um projeto social, sem fins lucrativos, que tem como intuito mudar a EDUCAÇÃO de nossas crianças por meio da ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SABOROSA. Repensar a alimentação, incentivar hábitos saudáveis e, principalmente, ensinar como se alimentar com saúde e qualidade nutricional.