Celebre o Dia Mundial do Queijo com uma receita especial

Celebre o Dia Mundial do Queijo com uma receita especial

Hoje, 20 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial do Queijo. O queijo pode ser um ingrediente em receitas ou o protagonista do cardápio, seja como entrada ou petisco. Por isso, a Tirolez conta a história do queijo e ensina como fazer Queijo Camembert Empanado em Crosta de Pimenta-do-reino com Mel para celebrar a data.

Você sabia que o queijo tem mais de seis mil anos? Apesar de a sua origem ser desconhecida, existe uma lenda que diz que o queijo foi produzido acidentalmente. Um mercador árabe teria saído para cavalgar sobre o sol escaldante com o seu cantil, um recipiente para armazenar líquidos. Curiosamente, foi levado leite para matar a sede em vez de água e, horas depois, ao tentar se refrescar, o mercador notou que aquele leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado e uma porção sólida: o queijo.

Apesar de o queijo ter sido descoberto de maneira tão inusitada, para fabricar queijos, é necessário contar com experiência e compreender as variáveis técnicas que fazem parte do processo de fabricação de cada tipo de queijo, entre elas, a qualidade do leite utilizado e o tempo de maturação.

Em comum e independentemente do tipo, os queijos oferecem diversos benefícios à saúde, pois são ricos em proteínas, cálcio, vitaminas, como A, B2 e B12, e minerais, como o zinco e o selênio.

Que tal contar a história do queijo e as suas características enquanto serve um aperitivo ou entrada diferenciada? O Queijo Camembert Tirolez Empanado em Crosta de Pimenta-do-reino com Mel tem sabor único e promete encantar a todos. Confira abaixo o modo de preparo:

Queijo Camembert Empanado em Crosta de Pimenta-do-reino com Mel
Ingredientes
2 embalagens de Queijo Camembert Tirolez
1 xícara de farinha de pão tipo panko
1 colheres de sopa de pimenta-do-reino moída na hora
1 ovo
2 colheres de sopa de mel
Óleo de milho para fritar

Modo de Preparo
– Em uma tigela, misture a farinha panko com a pimenta-do-reino. Reserve.
– Em outra tigela, quebre o ovo e bata até ficar homogêneo.
– Passe o queijo camembert Tirolez no ovo e, depois, empane na farinha de pão com pimenta-do-reino.
– Frite em óleo bem quente dos dois lados.
– Retire do óleo e deixe descansar por alguns segundos no papel absorvente.
– Sirva acompanhado de mel e algumas torradinhas.