Receita de peixe pescada amarela com purê de couve-flor sem glúten

Receita de peixe pescada amarela com purê de couve-flor

Recebi da Raia Pescados um filé de peixe pescada amarela para degustação. Fiz uma receita especial para o almoço de domingo e agradou bastante à família. Preparei um molho e acompanhei com um purê de couve-flor. Mas você pode fazer como quiser. No meu dia a dia, gosto de incluir peixes no cardápio, pelo menos umas três vezes por semana. E a pescada amarela é uma boa opção, pois é um peixe muito versátil que pode ser usado, tanto na culinária do dia a dia, quando para ocasiões especiais. Pode ser preparada assada, cozida, frita ou grelhada, em caldeiradas ou na moqueca.

Para quem não conhece, a pescada amarela é um peixe de água salgada, magro, com fonte proteínas e ácidos graxos monoinsaturados, minerais como o magnésio, e outros nutrientes benéficos para a saúde.

A Raia Pescados é uma loja on-line que vende peixes e frutos do mar, com preços justos. Vale a pena comprar e receber no conforto de casa. Chega rapidinho.  A loja também tem também camarão, tilápia, entre outros produtos do mar.

Anota a receitinha para 4 pessoa. Faça o molho e o purê antes de fritar o peixe, para não ficar muito frio e tampe para não perder temperatura.

Ingredientes para o peixe
1 Kg de filé de pescada amarela da Raia Pescados descongelado e em temperatura fria
2 xícaras de farinha multiuso da Schar (eu tenho intolerância ao glúten, mas você pode usar farinha de trigo)
1 colher de chá de alho em pó (opcional)
1 colher de chá de cebola em pó (opcional)
1/2 colher de chá de sal para colocar na farinha
1/2 colher de sal para temperar o peixe
Pimenta do reino a gosto para temperar o peixe
1 colher de chá de ervas de Provence (pode usar orégano, manjericão ou ervas finas ou faz um mix com um pouco de tudo)
Azeite ou óleo para fritar (coloque aos poucos para não ficar muito gorduroso e, de preferência, use uma panela antiaderente).

Modo de preparo
Após descongelar o peixe, esprema um pouco para tirar o excesso de água ou enxugue com um pano seco. Tempere os filés com sal e pimenta do reino e reserve para pegar um pouco do gosto e ficar em temperatura ambiente. Em um recipiente, coloque a farinha multiuso ou farinha de trigo. Tempere a farinha com o sal, pimenta do reino, o alho e a cebola em pó e as ervas de Provence. Misture para ficar homogêneo. Passe o peixe neste preparo da farinha dos dois lados para ficar totalmente coberto por igual. Coloque a frigideira no fogo médio para aquecer e o azeite ou óleo, cerca de 3 colheres de sopa. Quando estiver quente, ponha os pedaços de peixe aos poucos, para não juntar água. Coloque cerca de 3 a 4 pedaços por vez, se a panela for grande, e de dois em dois, se for pequena. Frite dos dois lados, até dourar por igual. Cerca de 3 a 4 minutos por lado, podendo ser mais ou menos, dependendo do seu fogão e da panela. Coloque-os num prato com folhas de papel toalha para absorver o excesso de gordura.

Ingredientes do molho (opcional)
1 cebola grande ou 2 médias
3 dentes de alho médios
½ pimentão amarelo cortado em tiras ou cubos
½ pimentão vermelho cortado em tiras ou cubos
Cogumelo Champignon em conserva ou fresco a goto. Usei a metade de um sachê.
3 colheres de sopa de molho de tomate (feito por você ou já pronto) ou passata de tomate
Coentro ou salsinha a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo
Refogue com azeite na ordem: a cebola cortada em pedacinhos, três dentes de alho amassados ou picadinhos, os pimentões e os cogumelos. Coloque sal a gosto. Ponha o molho ou a passata de tomate, misture e deixe refogar por mais uns 3 minutos, ponha a salsinha ou coentro picados (coloquei um pouco de cada), mexa um pouco e, se ficar muito seco, ponha um pouco de água ou mais molho. É pra ser um molhinho mais concentrado e não ensopar o peixe, para não perder a crocãncia. Desligue o fogo. Reserve num recipiente para servir à parte.

Ingredientes do purê de couve-flor
1 couve-flor grande ou 2 médias cortadas em pedaços (sem as folhas, mas pode colocar os talos)
Água e duas colheres de chá de sal para cozinhar.
1 colher de chá de vinagre ou limão para não escurecer.
Duas colheres de sopa de leite em pó ou duas colheres de sopa de creme de leite.
Noz moscada (cerca de meia colher de chá) ou a gosto.

Modo de preparo
Coloque para ferver a água com sal, ponha a couve-flor picadinha e o vinagre. Cozinhe até ficar macio e escorra, guardando cerca de uma xícara de água do cozimento. Num recipiente, bata a a couve-flor com o mixer, com um pouco de água. Ou bata no liquidador, com meia xícara da água do cozimento misturada com o leite em pó. Ponha aos poucos para não ficar ralo. A ideia é ficar mais consistente. Quando estiver cremoso e homogêneo, sem pedaços, leve de volta para a panela, adicione a noz moscada, e o creme de leite aos poucos e mexa devagar, até levantar fervura e desligue.
Pronto, agora é servir ou levar à mesa já empratado (fica mais elegante). Coloque um pedaço do peixe, o molho ao lado do peixe e o purê de couve-flor, de forma harmonizada. Faça, marque os amigos que vão gostar aqui nos comentários, salve na bandeirola para não perder a receita e depois conte pra gente como ficou. Não esqueça de marcar o @verbocomer no Instagram para a gente acompanhar.

Serviço
Raia Pescados
Pedidos pelo www.goomer.app/raia-pescados
Instagram: https://www.instagram.com/raiapescados/