A cozinha pernambucana é feita de ingredientes, sim — mas também de memórias, territórios e afetos. E é essa receita que tempera a 3ª edição do livro Cores e Sabores de Pernambuco, que será lançada oficialmente no dia 24 de julho, às 19h, durante um evento para convidados no Restaurante Catamaran, no Recife.
Realizado pela Abrasel em Pernambuco (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o projeto nasce do Festival Brasil Sabor, mas vai muito além de uma seleção de pratos. A cada página, a obra revela os bastidores do sabor: os rostos, as mãos, os lugares e as histórias que fazem da gastronomia um patrimônio vivo no estado — do Sertão ao Litoral.
Mais do que um retrato do que se come, o livro é um mapa de afetos e identidades. Nele, encontramos pratos criados especialmente para o festival, imagens que aguçam os sentidos e narrativas que revelam a riqueza e a pluralidade da culinária pernambucana — diversa, criativa e enraizada.
Entre as novidades desta edição, destaca-se a estreia do Festival Brasil Sabor em Fernando de Noronha, com jantares colaborativos que reuniram chefs convidados e talentos locais em uma troca saborosa entre saberes e sabores. Um encontro que reforça a potência da cozinha como ponte entre culturas.
Outro destaque é a presença de um editorial comemorativo que homenageia os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França — celebrando, inclusive, a influência francesa na formação da gastronomia regional. “A cada página, o Cores e Sabores evidencia o potencial da gastronomia como vetor de intercâmbio, turismo e valorização regional”, ressalta Tony Sousa, presidente da Abrasel em PE.
Para Rhaissa Soares, diretora executiva da entidade, a publicação é um registro vivo da identidade de Pernambuco. “Mais do que um livro sobre comida, é um livro sobre quem somos. Um reconhecimento ao trabalho de profissionais que mantêm a cultura alimentar do estado viva todos os dias — com criatividade, afeto e conexão com o território.”
O Cores e Sabores de Pernambuco conta com patrocínio da Adepe, Governo de Pernambuco, PE Produz, Visite Fernando de Noronha, BNB, Governo Federal, Empetur, Pitú e Prefeitura do Recife. Os exemplares não serão comercializados.