Rio Sol arrebata maior número de medalhas em Bruxelas

Olha só que notícia boa! Uma vinícola pernambucana, do Vale do São Francisco, levou o maior número de medalhas entre as 40 participantes da 15ª edição do Concurso Mundial de Bruxelas – etapa Brasil, onde houve recorde de inscrições. Foi a Rio Sol, que levou seis medalhas em um dos mais importantes concursos de vinhos e destilados do mundo, sendo uma Grande Ouro, três de Ouro e duas de Prata. É pra ficar muito orgulhoso mesmo. Eu aprecio muito os vinhos deles e foram mais que merecedores. Alguns eu já provei, outros eu quero com certeza provar!

O evento aconteceu entre os dias 4 e 7 de abril, na cidade de Bento Gonçalves (RS), e contou com a inscrição de 186 amostras, oriundas de 40 vinícolas brasileiras. O concurso, que tem por objetivo promover o setor vitivinícola no País revelando os melhores rótulos, consiste em degustações às cegas realizadas por 22 jurados, entre sommeliers, enólogos e jornalistas.
Lançado no final de 2016, o mais recente rótulo da Rio Sol, o espumante Rio Sol Brut Premium, já conquistou lugar de destaque na prova, recebendo a medalha de Grande Ouro. Elaborado a partir das uvas Arinto, Viognier e Touriga Nacional, o espumante destaca-se por ter um charmat mais longo a baixas temperaturas, além de nove meses de autólise em tanques e, a seguir, três meses de estágio em garrafa. Possui aspecto cristalino, com bolha fina e persistente, além de uma abundante coroa. Tem aromas complexos, sendo rico em notas florais, frutos secos, biscoito, cereal tostado e geleia de frutos brancos. Na boca possui boa mousse, é crocante, tem alguma untuosidade e volume.


Nas medalhas de Ouro conquistadas, os rótulos premiados foram o Espumante Rio Sol Brut Branco, o Vinho Tinto Rio Sol Premium (2013) e o Vinho Tinto Rio Sol Gran Reserva Touriga Nacional (2014). O Espumante Rio Sol Brut Branco é elaborado com uvas Syrah, sendo equilibrado, com boa acidez e ligeiro toque de frutos secos.

Já o Vinho Tinto Rio Sol Premium, que antes era conhecido como Paralelo 8, é elaborado com um corte de Cabernet Sauvignon, Syrah, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Aragonês e estágio de doze meses em barricas de carvalho francês. Tem boca volumosa e longa, com taninos bem sedosos e persistentes. O Vinho Sol Gran Reserva Touriga Nacional passa por nove meses de estágio em barricas de carvalho e é um vinho volumoso, com boa presença e final persistente. Ambos os tintos já haviam conquistado medalhas de ouro neste concurso em edições anteriores.

As duas medalhas de prata ficaram com os rótulos Vinho Tinto Rio Sol Gran Reserva Alicante Bouschet (2014) e o Vinho Tinto Rio Sol Syrah (2015). O Vinho Tinto Rio Sol Gran Reserva Alicante Bouschet passa por um estágio de nove meses em barrica de carvalho francês e é um vinho imponente, com uma boca marcante, volumosa e elegante. O Vinho Tinto Rio Sol Syrah, que faz parte da linha de varietais da vinícola, é um vinho delicado, com boa acidez e taninos elegantes.

Deixe uma resposta