Festival de cafés aporta em Recife, Olinda e Porto de Galinhas

Os amantes do café terão dias agitados. Pois está de volta o festival Recife Coffee, que ficou ainda melhor e ampliou sua abrangência para Olinda e Porto de Galinhas. A notícia é boa ou não é? Eu mesma vou me esbaldar. Oficialmente, o evento acontece de hoje (2) a 31 de maio em 25 cafeterias de Recife, Olinda e Porto de Galinhas.

A 2ª edição do festival é organizado por estabelecimentos dedicados ao café, com viés artesanal, em PE, e conta com Sugestões do Barista – formadas obrigatoriamente por cafés ou bebidas com café, uma opção de salgado e uma opção de doce harmonizados, ao custo de R$ 19,90 (dezenove reais e noventa centavos). Muito bacana né? Super em conta e dá pra fazer um tour por várias cafeterias. É o momento de conhecer aquelas cafeterias que você sempre teve vontade de ir.

De quebra, os consumidores poderão contribuir, de maneira espontânea, para as ações do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), através de doações arrecadadas pelas cafeterias durante o festival. De acordo com uma das organizadoras do evento, Tallita Marques, o objetivo principal do festival é incentivar o consumo de cafés especiais no Estado, e assim fortalecer o pequeno negócio, de quem trabalha com esses cafés, sendo cafeterias, produtores e/ou instituições de ensino na área; além de fomentar o turismo por meio das cafeterias de rua, que promovem um intercâmbio não só entre si e o consumidor, como a visita deste a pontos turísticos estratégicos das cidades.

Tallita comenta que há critérios bem delimitados para a participação das cafeterias no evento. E devido ao número de inscritos, foi preciso estabelecer critérios mais específicos, como ter barista no estabelecimento no preparo permanente dos cafés; servir apenas cafés do tipo especial, reconhecido pela Abic como grão do gênero; ter atendimento personalizado, com o acompanhamento dos proprietários; e ser um pequeno negócio, ou seja, não pertencer a redes com mais de quatro unidades.

O Recife Coffee 2017 é realizado em parceria com o Sebrae-PE e com apoio da Prefeitura do Recife (PCR), e contempla o Dia Nacional do Café e Dia do Barista, comemorados, em 24 de maio, em grande estilo pelo RC – que realiza um evento para capacitação de baristas, com a presença de profissionais locais e nacionais, na qual serão abordados aspectos da torrefação, moagem e diferentes métodos de extração e dicas de harmonizações para os cafés especiais. O festival conta ainda com suporte de instituições que trabalham com o universo do café e empresas que acreditam no projeto, como a Atilla (torrefadores), DAM Roupas, CoffeeBar, Épura Gráfica Digital, Leitíssimo, além da MWA Comunicação, autora de toda a identidade visual do evento.

Conheça o guia com todas as sugestões dos baristas. Clique aqui.

Lista completa de participantes:
Recife (PE)
A Vida é Bela – Rua Francisco Lacerda, 394, Várzea
Apolo Beer Cafe – Rua do Apolo, 164, Recife Antigo
Bogart Café – Rua Afonso Pena, 96, Santo Amaro (Boa Vista)
Café com dengo – Rua Teles Júnior, 489, Aflitos
Café do Brejo – Rua Capitão Lima, 20, Santo Amaro
Clandestino Café – Avenida Rui Barbosa, 960, Graças (Museu do Estado de PE)
Cordel Cafés Especiais – Rua do Marques, 43, Parnamirim
Ernesto Café – Rua Abelardo, 58, Graças
Fervo Coffee Shop – Rua Sá e Souza, 878, Setúbal
Johnnie Brownie – Avenida Santos Dumont, 490, Loja 5, Aflitos
Kaffe Torrefação e Treinamento – Avenida Conselheiro Aguiar, 2178, Loja 1, Boa Viagem
Kafka Coffee Shop – Rua Xavier Marques, 237, Graças
Lalá Café – Rua Amélia, 470, Graças
Madalena Café – Rua Prof. Benedito Monteiro, 224, Madalena (Estacionamento da Jurandir Pires)
Malakoff Café – Avenida Abdias de Carvalho, 1142, Prado
Malakoff Café – Praça do Arsenal, s/n, Museu Paço do Frevo, Recife Antigo
Mon Cher Café et Pâtisserie– Rua Regueira Costa, 30, Rosarinho
Na Venda Chocolates e Cafés – Rua Amélia, 373, Loja 2, Graças
O Pátio – Avenida Rui Barbosa, 141, Graças
Orgânico 22 – Rua 12 de Outubro, 15, Graças
Tokyo’s Café – Avenida Doutor Malaquias, 79, Graças

Olinda (PE)
Bike Fit Café – Rua 13 de Maio, 99, Sítio Histórico, Olinda
Olinda Café e Cervejaria – Rua Tertuliano Francisco Feitosa, 45, Loja 5, Casa Caiada, Olinda
Zoco Café – Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, 1828, Casa Caiada, Olinda

Porto de Galinhas (PE)
Café da Moeda – Rua das Piscinas Naturais, Quiosque 1, Porto de Galinhas