Mestre Cervejeiro ensina principais diferenças entre os sabores das cervejas artesanais

Garrafa, Chope, Growler. O recipiente não importa, e sim o brinde! Desde o ano de 2007 que se institucionalizou o Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta-feira do mês de agosto. Para homenagear a bebida alcoólica mais adorada e consumida do mundo, o mestre cervejeiro da Debron Bier, Luciano Fialho, explica as principais diferenças entre os sabores das cervejas artesanais. “Com sabor e aromas peculiares, cada garrafa ou estilo de cerveja artesanal tem uma história e composição diferente por dentro. Golden, Larger, Weiss, IPA, Pale Ale, Witbier, Weizen, Imperial Stout e Vienna , as cervejas se diferenciam em sua composição e sabor. Elas chegam com toques cítricos ou frutado que lembram banana, cravo, noz, laranja e cacau e até mesmo notas condimentadas e rapadura, fazendo com que cada garrafa se torne uma experiência única”, afirma.

Abaixo seguem as diferenças de cada tipo:

Golden – Segue a receita mais popular da Inglaterra. É uma cerveja de alta fermentação, de cor laranja acobreado, brilhante e com espuma baixa. Os aromas e sabores remetem ao cítrico com notas frutadas, malte caramelo e lúpulo com médio amargor e de gosto seco. A Golden é o tipo ideal para quem quer experimentar uma cerveja mais forte e de sabor único. Ela se destaca no inverno por seu teor alcoólico.

IPA – A IPA é uma cerveja forte e clara. Sendo um exemplo autentico do estilo americano Pale Ale fabricado no Brasil. Tem o amargor característico seco refrescante, com notas condimentadas, aroma frutal, floral e cítrico.

Stout – Cerveja bem peculiar com um toque nordestino. A Imperial Stout tem em sua composição rapadura e amêndoas de cacau. A cerveja é escura, o que contrasta com as douradas, que assimila mais com o calor. O estilo é ótimo para o inverno por ter uma alta concentração alcoólica. Para completar, há grande presença de malte tostado e aromas que lembram chocolate.

Lager – É produzida de acordo com a lei da pureza de 1516, ou seja, puro malte. Uma cerveja de baixa fermentação, dourada e com espuma cremosa. A cerveja tem aroma que remete a cereais e um suave floral de lúpulo, e sabor leve e refrescante.

Pale Ale – Segue a receita mais popular da Inglaterra. É uma cerveja de alta fermentação, de cor laranja acobreado, brilhante e com espuma baixa. Os aromas e sabores remetem ao cítrico com notas frutadas, malte caramelo e lúpulo com médio amargor e de gosto seco. A DeBron pale Ale é o tipo ideal para quem quer experimentar uma cerveja mais forte e de sabor único.

Weizen – É uma cerveja de trigo de alta fermentação, inspirada nas típicas receitas da Baviera, região sul da Alemanha. De coloração amarelo claro, ligeiramente turva, com espuma abundante, possui aromas e sabores intensos, ressaltando esteres frutados que lembram banana, cravo e noz. A Weizen é a típíca cerveja do verão europeu, perfeita para nosso clima e para novos consumidores da cerveja artesanal.

Witbier – É um estilo típico da escola belga. leva trigo e tem textura saborosa e cremosa. É uma cerveja cuidadosamente condimentada com sementes de coentro, raspas de laranja e limão siciliano.

Vienna – A cerveja é clara e brilhante e apresenta espuma persistente e cabonatação moderada. Ela é uma cerveja de cor âmbar com notas avermelhadas e o sabor do malte é bem evidente. A cerveja é bem refrescante, tanto quanto uma Pilsen ou Weiss. No entanto a coloração e o aroma são mais destacados, já que apresentam uma cor acobreada e aromas que remetem ao caramelo.