Minha aventura na cozinha – Por Taciana Antunes

Por: Taciana Antunes, colaboradora

De tanto assistir MasterChef, me peguei com vontade de cozinhar. Não que eu tenha esses impulsos com frequência. Na verdade, eu não gosto de cozinhar… fico insegura com o resultado e, admito, tenho uma certa preguiça de meter a mão na massa. Mas às vezes surge uma centelha de disposição e lá vou eu tentar uma receita nova ou não… geralmente algo fácil, sem grandes possibilidades de erros. Foi com essa energia que me dispus a fazer um salmão grelhado ao molho de alcaparras, alho e limão. Usei os produtos da Noronha Pescados que ganhei em um evento recente promovido pelos grupos Extra e Pão de Açúcar.

Pois bem… preparei-me técnica e psicologicamente para a minha empreitada. Assisti um vídeo no Youtube, comprei os ingredientes necessários, mais um bom vinho verde para harmonizar. Preparei espiritualmente meu namorado, minha mãe e minha filha pois eles seriam a minha banca de avaliação. E no feriado de 7 de setembro lá fui eu para o fogão. Seguindo as instruções e com certo receio dos respingos do óleo na frigideira, consegui fazer um salmão no ponto certo! Minha gente, foi acerto de principiante… nunca fiz um peixe nessa vida, quanto mais um salmão!


O molho foi fácil, só precisava misturar tudo e mexer até esquentar bem. Fiz fotinhos para vocês conferirem os resultados visuais, pois o sabor quem aprovou foram meus jurados. Só elogios, viu?! Para completar, fiz também um ceviche de salmão com cebola roxa, pepino e pimenta biquinho. Eu inventei essa mistura e até que ficou boa. Só acho que exagerei no limão.

E como minha filha não curte muito molhos, fiz um filé de polaca do Alaska empanado e batatas fritas tudo preparado na airfryer. Sem óleo, o peixe ficou crocante por fora e bem suculento por dentro

Para arrematar, o vinho verde Calamares é muito bom para acompanhar refeições. É suave e harmoniza muito bem com os peixes. Fechando meu dia de chef amadora, fiz uma sobremesa de mousse de chocolate branco. Nossa, ficou superdoce, mas muito gostoso. Meu namorado e minha mãe são loucos por doces, então, a sobremesa acabou logo. Bem, acho que fui aprovada. Não me arrisco no Masterchef amadores, mas posso fazer umas participações especiais na cozinha de vez em quando.