Nez Bistrô lança prato inspirado no Garotas Estúpidas

Texto: Luciana Torreão | Fotos: Bruna Coutinho

Dez anos se passaram e parece que foi ontem que fui convidada para conhecer um dos meus restaurantes preferidos, desde então: o Nez Bistrô, de Marcelo Valença. Na ocasião, me deslumbrei com os vinhos e os pratos, e fiz boas amizades que duram até hoje. A casa continua linda, primorosa, com atendimento de primeira, gastronomia franco-italiano impecável e preço justo.

Burrata Apúlia

Em plena segunda-feira à noite, faço questão de ressaltar: casa lotada e rotativa, contando sempre com a presença de Marcelo e Mônica Tenório, sua esposa, supervisionando de perto o atendimento, a cozinha e gentilmente recebendo os clientes. Ao olhar o cardápio, percebo que tem muita novidade, mas uma permanece para a nossa felicidade: o gratin de prima donna, com cubos do queijo primma donna crosteados com açúcar e maçarico. Confesso que aquele sabor virou, há dez anos, memória afetiva, e sempre quando penso no Nez, vem à mente o sabor dessa deliciosa entradinha. O esforço foi grande, mas tive que resistir em não pedir outra vez, novamente, como sempre… afinal, estava ali para degustar itens novos. Acabei escolhendo a Burrata Apúlia, uma burrata em camada de tartare de tomate, acompanhada de molho pesto e torradas artesanais. Já vai ficar marcada na minha mente com uma das melhores que já comi.

Garotas Estúpidas

Na época da inauguração da casa, lembro de Marcelo falar do blog de sua filha e sugerir que o visitássemos para conhecer o projeto, que até então era pouco conhecido. Era nada mais do que o hoje tão famoso internacionalmente, Garotas Estúpidas, da Camila Coutinho. E para comemorar uma década de seu restaurante, ele lançou cardápio novo. Entre os itens do menu, uma homenagem ao blog de Camila, que deu nome ao prato que fiz questão de experimentar, o Garotas Estúpidas, que também ganhou o Prato da Boa Lembrança, levando a logo do blog.

Rabo de Touro com Mousseline de Mandioquinha e cará

O prato inspirado em Camila foi criado pela chef consultora Marcela Souto e leva ingredientes com pegada fitness que ela adora: camarões grelhados sobre cama de risoto cremoso de quinoa com aspargo fresco, abobrinha e alho-poró. Finalizado com alho-poró crocante, redução de vinho cabernet e emulsão de limão-siciliano. Simplesmente divino. Dei cada garfada de forma silenciosa e moderada, para que nada se perdesse na percepção gustativa. Uma comida saborosa que alterna crocância e cremosidade. O toque sutil do limão é o que faz toda a diferença. Vale destacar que o prato é farto, assim como o Rabo de Touro com Mousseline de Mandioquinha e cará. É um tijolinho de rabo de touro cozido em baixa temperatura, envolvido em molho de cerveja preta, guarnecido de mousselines de mandioquinha e cará, coberto com crispe de couve. É sensacional! Misturas deliciosas cujo sabor explode. Ponto alto para o crispe de couve, super crocante. O rabo de touro se desfaz gostosamente na boca e o toque da cerveja preta é o que há de mais sensorial. Para acompanhar, um Portillo Pinot Noir que harmonizou perfeitamente com este prato.

Panna Cotta Tropical

Para finalizar a gulesca experiência, não hesitei em degustar a sobremesa, claro! A Panna Cotta Tropical, uma panna cotta de coco com chocolate branco sobre crumble de amêndoas e toque de frutas vermelhas. Sobremesa é sempre bem vinda, mas confesso que fazia tempo que uma não me impressionava tanto. Esta panna cotta superou as expectativas e posso dizer que foi a melhor que já provei. O toque nem tão doce, nem tão azedo das frutas vermelhas foi o que deixou a sobremesa mais feliz. Voltei para casa satisfeita e com aquele gostinho de quero voltar mais vezes para provar tudo.

Então, se você ainda não conhece o Nez, não sabe o que está perdendo. Boas experiências sensoriais lhe aguardam.

Serviço:
Praça de Casa Forte, 314, Casa Forte
Fone: (81) 3441.7873 / 3034.7873
http://www.nezbistro.com.br/