Livro sobre rendas e arte em açúcar valoriza cultura pernambucana

Já imaginou comer um bolo que mostra a arte de mulheres rendeiras do agreste nordestino? O livro Pernambuco: rendas e arte em açúcar, de Lucas Piubelli, aprovado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), une desde o contexto histórico da Renda Renascença, técnica têxtil usada pelas artesãs, até o passo a passo de como aplicar o artesanato nos bolos. O lançamento acontece hoje  (04), na loja Provanza do Shopping Boa Vista às 14h. A publicação será vendida por R$ 125.

Lucas Piubelli é paulistano, professor internacional, palestrante, escritor e empresário, se dedica desde 1998 ao ensino da arte na confeitaria. Com seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior, possui mais de 100 revistas publicadas com suas obras e já participou de diversos programas de televisão. Ganhou o título de Melhor Confeiteiro da América Latina no Programa El Desafio Del Buddy Latinoamérica, em 2016, realizado no México. Atualmente apresenta programas em seu canal no Youtube que já possui mais de 90 mil inscritos e ministra cursos online e presenciais para difundir conhecimentos na área da confeitaria e contribuir para a formação e especialização de profissionais.

O livro surgiu a partir de uma pesquisa realizada nas cidades de Poção e Pesqueira, no agreste de Pernambuco, e aborda a produção expressiva da Renascença no cotidiano das rendeiras pernambucanas. A obra é a primeira publicação que ensina como aplicar a técnica artesanal pernambucana em bolos. Além das fotos bem produzidas, as 160 páginas contemplam receitas e histórias das mulheres rendeiras do agreste nordestino

“Desde que conheci o trabalho das rendeiras, em 2014, me apaixonei e isso me chamou bastante atenção. A partir disso, surgiu a vontade de me aprofundar para fazer trabalhos diferenciados além dos bolos tradicionais de casamento”, conta Lucas Piubelli, designer de bolos e autor do livro.

A renda Renascença está presente no artesanato, principalmente na confecção do vestuário, utilitários decorativos e também em vestidos de noivas. Enfatizando a culinária e o artesanato produzidos na região do agreste, o livro une os dois segmentos na produção de bolos artísticos com destaque para a confecção dessa técnica em açúcar que faz parte do cenário cultural pernambucano.

SERVIÇO
Lançamento – Livro “Pernambuco: rendas e arte em açúcar”
Local: Provanza – Shopping Boa Vista (III Etapa)
Avenida Conde da Boa Vista, 610 – Boa Vista – Recife/PE
Data: Segunda-feira (04/12/2017)
Horário: 14h às 17h

Deixe uma resposta