Trigo integral é arma natural contra o diabetes

Trigo integral é arma natural contra o diabetes

Hoje (14/11) é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, data criada em 1991 pela International Diabetes Foundation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre a doença. Uma dieta rica em fibras integrais pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2 a controlar a doença. É o que afirma um estudo publicado recentemente no Journal of Nutrition, da Oxford Academic, que relacionou a redução do risco para a doença com o maior consumo de grãos integrais.

Por conter fibras e magnésio, o trigo integral, por exemplo, é um dos principais da lista de alimentos que fornece vitamina B e minerais, e que ajuda a controlar a glicemia de diabéticos, pois consegue baixar o nível de glicose no sangue e melhora a produção de insulina pelo pâncreas após as refeições. Além disso, seu consumo também reduz as chances de desenvolver a doença.

Alimento típico da culinária sírio-libanesa, ele pode ser encontrado em diversos pratos. O restaurante Arabesco, tradicional espaço na capital paulista, ensina um prato especial do seu menu que contém o alimento. Você ainda pode servir junto com saladas, carnes magras ou peito de frango. Confira:

Arabesco Integral

Ingredientes:

1 xícara (chá) de trigo grosso

1 xícara (chá) de grão de bico

Sal à gosto

Modo de Preparo:

Lave bem o grão-de-bico em água corrente, escorra e reserve. Faça o mesmo com o trigo grosso. Cozinhe o grão-de-bico, em uma panela de pressão, por 10 minutos. Quando terminado, em outra panela, coloque o trigo grosso junto com o grão de bico, para ferver, por 30 minutos. Tempere com sal. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até a água secar totalmente. Quando a água secar no fundo da panela, é sinal de que está pronto.

Ingredientes para o frango ao molho de especiarias:

300g de peito de frango, cortados em cubos médios

2 tomates cerejas picados

1 cebola cortada em cubos pequenos

1 dente de alho picado

1 pitada de pimenta branca em pó

1 pitada de orégano

1 colher (chá) de açúcar

1/2 caixa de creme de leite

1 pitada de sal

1 colher (café) de Zátar (tempero árabe)

Modo de Preparo:

Refogue a cebola e os tomates, depois o alho. Coloque o frango cortado em cubos e refogue por 5 minutos. Depois adicione os temperos (orégano, pimenta, açúcar, sal e um fio de zátar). Depois de tudo refogado, adicione o creme de leite e deixe ferver um pouco. Sirva com o grão de bico e o trigo grosso.

Rendimento: porção para 2 pessoas

Total de Calorias: 2976

Tempo de preparo: 2h

Dificuldade: Média

Restaurante Arabesco – Restaurante árabe, fundado em 1987, que mantém a proposta de apresentar as tradições e as peculiaridades da cozinha sírio-libanesa. Seus pratos são produzidos por meio de receitas familiares, o que cativou a fidelidade dos clientes. O restauranteur Beto Isaac tem como preocupação fazer com que as receitas sejam idênticas as de sua avó. Por isso, não altera os temperos e proporciona aos clientes iguarias fiéis às produzidas em determinadas regiões do Líbano e da Síria. Site: http://www.arabesco.com.br

SERVIÇO

ARABESCO – Perdizes

Rua Doutor Homem de Mello, 494

Tel: 3872-8164

ARABESCO – Paulista

Av. Paulista, 1765 – loja 1 (Edifício Scarpa)

Tel: (11) 3289-5664

www.arabesco.com.br

Deixe uma resposta