Segredos de harmonização para uma Páscoa inesquecível

Segredos de harmonização para uma Páscoa inesquecível

Com a Páscoa se aproximando, uma variedade de pratos deliciosos se torna o centro das atenções para reunir família e amigos. Para auxiliar na combinação dos vinhos com o cardápio festivo, a sommelière da Wine Concept Brasil, Jorgeane Meriguette, compartilha sugestões preciosas sobre como selecionar o vinho ideal para cada tipo de prato.

“A ideia é experimentar diferentes combinações e descobrir o que mais agrada ao seu paladar”, explica Jorgeane, sugerindo iniciar com uma tábua de queijos mais suaves e cremosos, como queijo brie ou queijo de cabra, que complementam bem as notas frutadas e a acidez do espumante. Ela também destaca a harmonização com queijos mais ácidos, como o gorgonzola, que pode contrastar de forma interessante com a acidez dessa bebida. É importante evitar queijos muito fortes ou salgados, que poderiam sobrepor ao espumante.

Seguindo o menu, a indicação é o “Arroz de Polvo”, rico em sabores e texturas, geralmente acompanhado por vinhos brancos. Nesse caso, a sugestão é escolher um vinho fresco e frutado, com acidez equilibrada. “Essas características vão realçar o sabor do prato e limpar o paladar. Se a opção foi um vinho com influência do mar será uma ótima escolha”, afirma a sommelière.

O bacalhau é um prato característico dos almoços de Páscoa, e a dica da profissional é harmonizá-lo com um vinho branco para acompanhar um “Bacalhau à Lagareiro”, um prato tradicional português, com sabores intensos. Um rótulo com a uva Alvarinho é uma excelente escolha, pois sua acidez e frescor ajudam a equilibrar a gordura do bacalhau e a intensidade dos sabores. Para os amantes de vinho tinto, um jovem, leve e frutado também pode complementar os sabores do prato.

Para finalizar, não pode faltar uma sobremesa e a indicação é seguir na harmonização infalível do chocolate com vinho do Porto. “O sabor caramelizado e as notas de frutas secas do vinho do Porto Tawny ou Ruby combinam perfeitamente com o chocolate ao leite, criando uma harmonização suave e equilibrada”, conclui a sommelière.