Chef por um dia na Academia Bunge

A gente sempre vê na TV muitos reality shows gastronômicos onde os participantes são avaliados pela atuação e criação de seus pratos. E, quem não gostaria de passar por tal situação, onde há tempo para terminar o prato e ser avaliado por tudo depois? Pois é, eu tive o prazer de participar de algo semelhante aqui em Recife, pois a Bunge, empresa de alimentação, produtos de panificação e soluções na área de food service, convidou a mim, juntamente com outros jornalistas e digital influencers, a sentirem o prazer de ser Chef por um dia. O evento foi uma ação de relacionamento para anunciar a inauguração da Academia Bunge em Recife – primeiro centro de treinamento na região Nordeste voltado para desenvolvimento da mão de obra do setor de food service (alimentação fora do lar).

Eu e o chef Luiz Farias em momento de muita descontração na Academia Bunge de Recife

A  ocasião contou com palestra e preparação do chef da Academia Bunge e gerente nacional de serviço de atendimento ao cliente Bunge, Luiz Farias, eleito em 2016 o melhor Confeiteiro do mundo pela UIBC, autoridade máxima da panificação e confeitaria mundial. Luiz é Pernambucano de São Bento do Una, e é uma simpatia. Tirou todas as dúvidas e deu toques bem interessantes que depois compartilharei aqui com vocês.

Eu tive o prazer de  estar ao lado do chef mirim Benjamim Chaves

Enfim, juntos, os participantes do Chef por um dia foram separados por equipes para a preparação da entrada, prato principal e sobremesa, e desafiados a fazer tudo em 20 minutos, cujos pratos seriam servidos para nós mesmos no almoço. A experiência foi incrível. Eu fiquei na parte da sobremesa. E sabem quem estava junto? O mini chef Benjamim Chaves, filho da Cecília Chaves Cake Shop. O pequeno chef (maior que eu, viu?) me ajudou bastante e deu uns toques legais na maneira de fazer a ornamentação. Mas no fim das contas, toda aquela bagunça que fizemos foi trocada pela que realmente foi feita pelos chefs que lá estavam. Mas faz de conta que comemos tudo que fizemos, ninguém vai saber, num é mesmo?

O chef por um dia fez a imprensa colocar a mão na massa. Foto: Tião Siqueira/Divulgação Bunge

Ah, e sobre a Academia Bunge de Recife! Ela está instalada em um espaço de cerca de 350 metros quadrados, em Boa Viagem, e conta com modernos equipamentos e uma equipe de chefs especializada em dar as melhores soluções para os clientes. Para este primeiro ano, a Academia deve capacitar cerca de quatro mil profissionais. Esta unidade de Recife é a terceira da empresa, que mantém Academias no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde já foram treinados mais de 15 mil profissionais. Para este ano, a empresa prevê investimentos de aproximadamente R$ 10 milhões na região Nordeste, com o objetivo de manter a liderança no mercado profissional.

A Bunge é uma empresa reconhecida por oferecer produtos nos segmentos de panificação, confeitaria e restaurantes. Eu não conhecia bem sua atuação, e achei tudo muito interessante. Bem que eu gostaria de participar de algumas destas capacitações. Quem sabe depois? E a escolha da nossa região é um reflexo da importância do mercado local para a estratégia da empresa, que tem 112 anos no Brasil, e cerca de 17 mil funcionários.

O chef Luiz Farias foi eleito em 2016 o melhor Confeiteiro do mundo pela UIBC

Outro detalhe é que a Bunge foi eleita a empresa sustentável do ano de 2015 pelo Guia Exame de Sustentabilidade e reconhecida pela revista Você S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar. A Bunge compra e processa grãos, como soja, trigo e milho; produz alimentos, como óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas de trigo, molhos e atomatados; presta serviços portuários; produz açúcar, etanol e bioenergia. São mais de 100 instalações no Brasil, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. E se você acha que não conhece ou nunca usou os produtos, fique sabendo que dentre eles estão as seguintes marcas: Soya, Delícia, Primor, Salada, Cardeal, Salsaretti, Suprema e Gradina. Ou seja, são produtos que todo mundo já usou ou usa na sua cozinha.

Quem quer aprender a fazer uma coxinha com qualidade para vender em sua padaria ou delicatessen, agora já sabe onde ir para fazer o treinamento.

Serviço
Academia Bunge Recife
Endereço: Rua Padre Carapuceiro, 706, Centro Empresarial Carlos Pena Filho, 5º andar – Boa Viagem.
Fone: (81) 3425.3220 / 0800 702 7105
E-mail: sabe@bunge.com