Wine Concept realiza degustação de vinhos com Mário Geisse no Recife

Wine Concept realiza degustação de vinhos com Mário Geisse

Fotos: Gleyson Ramos

No dia 6 de dezembro, tive a oportunidade de participar de uma degustação de vinhos exclusiva com o enólogo Mário Geisse, organizada pela Wine Concept Brasil, realizada na Portus Delicatessen do Mercado da Torre. Foi uma tarde incrível, que me fez conhecer um pouco mais sobre os vinhos da Família Geisse, uma vinícola que se destaca pela qualidade e pela inovação dos seus espumantes e tintos, produzidos no Brasil e no Chile.

Na degustação, eu pude provar cinco rótulos diferentes, todos assinados por Mário Geisse, e aprender mais sobre as suas características, harmonizações e curiosidades.

## Espumante Cave Amadeu Brut Rosé

Esse espumante é o produto perfeito para quem busca elegância e jovialidade. Ele tem uma cor rosada com reflexos alaranjados, que demonstram a sua juventude e vivacidade. No nariz, ele exala aromas de frutas vermelhas e especiarias. Na boca, ele é refrescante, volumoso e persistente, com uma acidez equilibrada e um retrogosto marcante e agradável. Eu achei esse espumante muito delicado e saboroso. Ele combina com saladas, frutos do mar, peixes leves e queijos frescos. Harmoniza bem com um carpaccio de salmão, que realça o seu frescor e a sua frutuosidade.

Wine Concept realiza degustação de vinhos com Mário Geisse
Foto: Gleyson Ramos


## Cave Amadeu Laranja Espumante Nature

Esse espumante foi o meu preferido da degustação, pois me surpreendeu pela sua originalidade e complexidade. Ele tem uma cor âmbar, ou laranja, que é resultado de um maior tempo de maceração do mosto em contato com as cascas de uva. Ele é produzido pelo método tradicional, com 100% de uvas Chardonnay, e permaneceu em contato com as leveduras durante 18 meses. Ele tem um aroma envolvente, com notas de frutas secas, amêndoas, mel, terra e um toque mineral. No paladar, ele é intenso e equilibrado, que oferece uma experiência gustativa inigualável e marcante. Ele foi considerado Vinho Revelação do Descorchados 2020 .

Eu fiquei encantada com esse espumante. É ideal com pratos orientais, como sushi e sashimi, e sobremesas à base de frutas.

## Espumante Cave Geisse Blanc de Noir

Esse espumante é elaborado a partir da seleção às cegas do melhor vinho base Pinot Noir da safra. Após 36 meses em contato com as leveduras em processo de guarda, ele adquiriu boa cremosidade e estrutura, demonstrando muita elegância e sofisticação. Ele tem uma cor amarelo-dourado com perlage persistente, um aroma elegante, com notas de especiarias, e um paladar rico e cremoso, que mostra toda a finesse da uva Pinot Noir. Ele recebeu 92 pontos no Decanter Awards.

Eu gostei muito desse espumante, pois ele é refinado e harmonioso. Harmoniza com carnes brancas, como frango e peru, e queijos de massa mole, como brie e camembert.

## Vinho Tinto Mario Geisse Por Três – Blend

Esse vinho é um blend único, que mistura 3 terroirs (Marchigue, Paredones e Peralillo), 3 safras (2017, 2018 e 2019) e 3 variedades (Cabernet Sauvignon, Carménère e Pinot Noir). Ele tem as seguintes passagens por carvalho: 16 meses cabernet sauvignon / 12 meses carmenere / 6 meses pinot noir, seguidos por 8 meses em garrafa. Ele tem uma cor vermelho-rubi intensa, um aroma complexo e sedutor, com notas de frutas negras, chocolate, café e baunilha, e um paladar encorpado e harmonioso, com taninos macios e um final longo e persistente. Com 14% de teor alcoólico.

Eu me apaixonei por esse vinho. É perfeito com carnes vermelhas e massas com molhos intensos. Fica bem com um filé mignon ao molho de vinho, que realça a sua estrutura e complexidade.

## Mario Geisse Costero Pinot Noir

Esse vinho é produzido pela Família Geisse na região do Valle de Colchagua, na D.O. de Paredones, uma área próxima ao Oceano Pacífico, que confere frescor e elegância às uvas Pinot Noir. Ele é um vinho de vinificação natural, sem adição de leveduras ou conservantes, que expressa o terroir de Paredones. Tem uma cor vermelho-cereja brilhante, um aroma delicado e frutado, com notas de cereja, framboesa e especiarias, e um paladar elegante e equilibrado, com acidez agradável e taninos delicados.

ele harmoniza bem com um magret de pato ao molho de laranja, que realça o seu frescor e a sua complexidade. Pode proporcionae uma experiência sensorial e gastronômica inesquecível.

Além de degustar esses rótulos incríveis, ainda tivemos a chance de conversar com o Mário Geisse e aprender mais sobre os vinhos. Quero agradecer à Wine Concept Brasil pelo convite e pela organização do evento, que foi excelente.

Sobre Mário Geisse – Mário Geisse é um enólogo de renome internacional, que tem uma trajetória marcada pela paixão pelo vinho e pela inovação. Nascido em Limari, no Chile, ele começou a sua carreira na Chandon, onde foi responsável por abrir o mercado da empresa na América Latina. Em 1976, ele se mudou para o Brasil, onde se encantou pelo terroir e pela cultura da Serra Gaúcha. Lá, ele fundou a Vinícola Família Geisse, que se tornou referência em espumantes de alta qualidade. Ele também desenvolveu projetos no Chile, onde produz vinhos tintos de uvas como Carménère e Cabernet Sauvignon, cultivadas na região de Marchigue, no Valle Colchagua. Mário Geisse é um enólogo que busca constantemente a excelência e a diversidade, e que divide o seu tempo entre o Brasil, o Chile e outros países.