Receita fácil de creme de abóbora

Já faz um tempinho que recebi essa receitinha de creme de abóbora como sugestão da marca Fortaleza, da M. Dias Branco, que ensina como fazer um Creme de Jerimum.para postar aqui. E como em algumas regiões e cidades já está fazendo um friozinho gostoso (menos aqui em Recife!), a sugestão vem bem a calhar para estes dias de mais aconchego. Afinal, abóbora, ou jerimum, como chamamos aqui no Nordeste, é sempre uma boa pedida em qualquer ocasião. Abóbora é gostosa, saudável, tem pouca caloria e é fácil de preparar. 

Inclusive, está na época da abóbora/jerimum até agosto! Dá para fazer diversas receitas gostosas e desfrutar de vários benefícios. A abóbora é um vegetal rico em vitaminas A, B1, B2 e C, e contêm fibras, fósforo, ferro e magnésio.

Nesta receita, a combinação do jerimum/abóbora com o toque do macarrão deixa o prato recheado de sabor.

Ingredientes:
½ embalagem de Macarrão Sêmola Búzio Fortaleza (250g)
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
2 dentes de alho picados
½ kg de jerimum em cubos
2 tabletes de caldo de legumes
3 ovos
1 xícara (chá) de creme de leite
½ xícara (chá) de leite
sal, noz moscada e cebolinha picada a gosto

Modo de Preparo:
– Em uma panela grande, aqueça a margarina ou manteiga e refogue o alho. Acrescente o jerimum e deixe cozinhar até formar um purê. Junte 2 ½ litros de água fervente, o caldo de legumes e mexa até desmanchar. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Retire do fogo, bata no liquidificador e retorne para a panela. Acerte o sal, junte a massa e deixe cozinhar por cerca de 6 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia porém resistente à mordida.

– Em uma tigela pequena, coloque 3 gemas peneiradas, o creme de leite, o leite e bata até envolver bem. Acrescente ao creme de jerimum, mexa delicadamente e deixe cozinhar por mais 3 minutos. Retire do fogo, tempere com a noz moscada, polvilhe a cebolinha e sirva a seguir.

Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos
Calorias por porção: 176 kcal

Deixe uma resposta