Chef César Santos, inspiradíssimo, apresenta seu Festival Sabores do Mundo

Texto e Fotos: Daniel Coutelo

Quando ficamos sabendo que o Chef César Santos trabalharia com especiarias internacionais para o lançamento do novo festival da sua Oficina do Sabor, não tínhamos dúvidas: precisávamos conferir de perto o resultado. 😋 E, como era de se esperar, mais uma vez ele não decepcionou.

Em parceria com a Bombay Herbs & Spices, empresa pioneira no mercado brasileiro de ervas e especiarias de altíssima qualidade, o Chef buscou os melhores temperos do mundo para apresentar um menu especial cheio de personalidade, bastante aromático e de muito sabor para o Festival Sabores do Mundo. Que ficará em cartaz na casa entre 13 de junho e 09 de julho, com o seu menu degustação individual (1 entrada + 1 prato principal + sobremesa) custando R$98,00 e dará o direito a uma taça de vinho. E tem mais: ao pedir o Menu Especial do Festival, o cliente ainda concorrerá a um almoço ou jantar para até quatro pessoas no restaurante. 😃 Sem mencionar o belo gesto da casa em reverter um valor do menu para o abrigo Cristo Redentor. Muito bacana.

E agora… o que falar dos pratos? Já é uma covardia conosco o ambiente mágico do Oficina e,ainda por cima, some a essa experiência um chef extremamente inspirado. Não há como você não esperar nada mais do que satisfação plena prato a prato.

Para começar, antecedendo o cardápio, fomos servidos com um Mix de Boas Vindas, consistindo em um delicioso caldinho de jerimum com manga e chips de gengibre e um queijo coalho com pimenta da Jamaica. Não sei se foi falta de educação minha, mas não resisti em molhar o chips de gengibre no caldinho (rsrsrs)… ah, mas fiquei feliz. O queijo também estava muito equilibrado. Tudo muito equilibrado, perfumes bem distintos e muito gostoso. O Mix deu o tom exato do que viria a partir dele. Fomos então à Entrada, que, no menu, deverá se optar por uma das duas: a Lula Adorei o Cheiro, a dorê, com geleia de curry e manga parecia deliciosa, mas nós, no caso, optamos pelo Espetinho Esperto, de carne ao barbecue spice mix, que trouxe à tona aquele sabor clássico do churrasco americano. Recomendo muito.

Como a sinestesia ia se elevando a cada prato apresentado, a expectativa pelo prato principal já estava nas nuvens. Assim, você tem a “difícil” tarefa de escolher um entre os três pratos principais oferecidos no menu. No meu caso, fiquei intrigado com o Carneiro Assanhado. Ao molho Berberé e acompanhado de arroz libanês e batata-doce com frutas douradas, fez com que não me arrependesse da minha escolha. 💛 O carneiro se desmanchava na boca, tenro, suculento… E os seus acompanhamentos complementavam criando uma explosão de sabor. Recomendo muito e repetiria hoje mesmo! As outras opções de prato principal são o Camarão Danado no Perfume, empanado na farinha de castanha e toque de pimenta síria,  acompanhado de purê de beterraba e arroz de curry. Um belo prato. Já o Bacalhau Dourado de Cheiro é perfumado em 5 especiarias chinesas e vem acompanhado de purê de grão de bico e cuscuz do chef. Um prato também muito bonito, mas a experiência com esses dois últimos pratos, vocês terão que me contar. Combinado? 😊

Finalizando, nada mais propício para a sobremesa, a Me Dê Um Cheiro é mais que um pedido por mais dessa experiencia. Um mix composto por pudim cremoso de cardamomo com chantilly, tapioca frita ao perfume de apple pie slice com doce de leite e um sorvete de menta com licor de cravo e canela, encerra o cardápio e, mesmo satisfeitos, deixa aquele gostinho de quero mais.

É sempre bom lembrar que para concorrer ao prêmio, o cliente deve responder o motivo de merecer ganhá-lo. O mais criativo fatura. Mas… cá pra nós… com ou sem prêmio, você pode ter certeza de que depois desse Menu você já sairá ganhador e com um belo sorriso estampado no rosto. Obrigado, Chef César!

Serviço:
Restaurante Oficina do Sabor
Festival Sabores do Mundo (de 13/06 a 09/07)
Rua do Amparo, 335, Cidade Alta, Olinda-PE
Fone: 81 3429.3331
Horário de Funcionamento:
Terça a Sexta – 11h30 às 16h, 18 à 0h
Sábado e Domingo – 11h30 às 16h, 18 à 1h