Milho é um importante aliado para uma alimentação saudável

Junho passou, e com ele se foi a tradição de comer delícias das festas juninas. Porém, isso não significa que seja motivo para deixar de se deliciar com as comidinhas à base de milho. Afinal, o nordestino já tem tradição de colocar este cereal nas refeições do dia a dia, seja na canjica, no munguzá ou nos bolos. Mas, será que dá pra comer sem engordar? Para ter uma alimentação saudável não é preciso abrir mão do que gostamos, apenas saber comer de forma inteligente.

Para quem não sabe, é um alimento rico em carboidratos, nutrientes, vitaminas e fibras. O seu elevado teor de fibras assegura um desempenho significativo na prevenção de doenças digestivas tais como prisão de ventre  e câncer Colorretal. Os antioxidantes presentes também atuam como agentes anticancerígenos e previnem a doença de Alzheimer. “Por ser um carboidrato as pessoas tem o mito de achar que qualquer quantidade de comida feita à base de milho engorda, mas o que pesa na verdade são ingredientes secundários da receita”, alerta a nutricionista da Clínica SiM, Rafaella Andrade.

Ainda de acordo com Rafaella, para quem tem diabetes ou restrições alimentares a dica é elaborar versões mais leves dos pratos que preservem sabores e nutrientes. Para isso, é preciso trocar os ingredientes secundários, optando pelo leite desnatado, adoçante em pó ou açúcar mascavo e ingredientes light ou diet. E ela dá uma receita para você  fazer em casa.

Bolo Funcional de microondas

Ingredientes

1 lata milho verde com água
3 ovos
1/2 lata de óleo de coco
1 lata de leite de coco
5 colheres de farinha de milho (fubá)
5 colheres de açúcar de coco ou mascavo
1 pacote de coco ralado
1 colher de fermento em pó

Modo de Preparo

Coloque no liquidificador o milho com a água, o óleo e o leite, bata por 1 minuto e acrescente os outros ingredientes e bata novamente por mais 1 minutos.

Por último acrescente o fermento e mexa levemente com uma colher. Unte uma forma com óleo de coco e fubá, deixe no microondas por 10 minutos e depois mais 20 minutos e está pronto.

Serviço:
Onde: Avenida Conde da Boa Vista, 710
Quando: De segunda a sexta, das 6h às 17h; aos sábados, 6h às 12h
Telefones: (81) 4042.9660
Site: www.clinicasim.com