Coloque mais aveia em sua alimentação: sua saúde e seu corpo agradecem!

Coloque mais aveia em sua alimentação

Eu, Luciana, adoro aveia e farelo de aveia. Mas todas as vezes que comia, sentia um desconforto no estômago, e não fazia o efeito como esperado no intestino. Então, acabei cortando-a da minha vida, com muito pesar. Mas eis que, por questões de saúde, minha médica recomendou que fizesse uso da aveia ao longo do dia. Ao relatar os problemas que eu tinha, ela me contou algo que eu não sabia: a aveia precisava ser hidratada para ser consumida. E, para ser ingerida seca mesmo, era necessário tomar ainda mais água, pois ela podia causar constipação intestinal.

A sugestão da minha médica foi que deixasse a aveia hidratando durante a noite, em água, leite ou iogurte, para então comer de manhã ou ao longo do dia. Ainda meio duvidosa, eu fiz. E num é que deu certo? Coloquei na vitamina de banana e esperei. Nada de dor no estômago. Ela fica bem macia. E para completar, tomei um copo de água a mais só por garantia, uma vez que a função era fazer o intestino funcionar melhor. E funcionou.

Aveia deve ser consumida com frutas iogurte e outros alimentos
Imagem: br.freepik.com

Ah! Esqueci de falar, ainda assim, havia um problema, eu ando evitando glúten o quanto posso, pois tenho sensibilidade não celíaca ao glúten, e aveia possui este elemento por conta da contaminação cruzada ao ser manipulada e armazenada junto com outros grãos, inclusive, trigo. Como eu degusto de tudo nos restaurantes, por conta do blog, durante a semana, tento comer menos glúten em casa. E a coisa boa foi que descobri que a Nestlé tinha lançado aveia em flocos e farelo de aveia orgânico e sem glúten. Havia meses que estava procurando e, finalmente, achei no Pão de Açúcar…foi a plenitude! E o valor nem é tão alto pelo custo-benefício: R$ 6,99.

A doutora diz que aveia pode ser colocada em tudo, na sopa, no suco, no feijão, com as frutas….mas sempre hidratando antes. Ela fica mais pastosa, mais molinha e mais saborosa.

Meu orientador lá do mestrado da UFRPE, Romilson Cabral, que é macrobiótico, sempre me dizia que aveia devia ser cozida antes de ser consumida. Comentou uma vez que ela devia ser colocada com bastante água numa panela e cozinhar por horas, até ela se desfazer e virar um mingau. E que isso fazia muito bem para a saúde. Segundo ele, para desintoxicar, você podia passar um tempo só comendo isso, nem que fosse substituindo por uma refeição. Eu nunca fiz. Mas vou experimentar.

Benefícios da aveia

A aveia é um ingrediente que proporciona diversos benefícios para quem o ingere. Carboidratos, proteínas, vitaminas e mineiras estão presentes na aveia, que é uma opção excelente para quem deseja manter uma dieta equilibrada e nutritiva. Ela ainda regula o intestino; diminui a fome e aumenta a saciedade por mais tempo; aumenta a imunidade; reduz o colesterol; ajuda a emagrecer; tem baixo índice glicêmico e controla a diabetes; previne câncer, pois contém flavonoides; faz bem ao cérebro por conta dos antioxidantes como zinco, selênio e vitaminas do complexo B; faz bem à pele; previne osteoporose e facilita o ganho de massa muscular…ufa! Enfim, são muitos benefícios.

Imagem: www.verbocomer.com.br

E, voltando a falar da Nestlé, a empresa escolheu a aveia para inaugurar a sua participação no mercado brasileiro de orgânicos, com os lançamentos de Aveia Nestlé Flocos Grossos Orgânica e Aveia Nestlé Farelo Orgânica. As novidades possuem todos os benefícios da aveia e não contêm glúten, possibilitando o consumo de um número maior de pessoas.

Para quem não conhece, o farelo de aveia é resultado da extração da parte mais nobre do grão e possui as maiores concentrações de fibra solúvel conhecida como beta glucana, que pode auxiliar na redução do colesterol quando associado a uma alimentação equilibrada e baixa em gorduras saturadas bem como hábitos de vida saudáveis. Já a Aveia Nestlé Flocos Grossos Orgânica é 100% integral, também não apresentando glúten em sua formulação e é fonte de fibras. Os Flocos Grossos são provenientes de um corte mais rústico do grão inteiro que oferece uma experiência sensorial diferenciada e única, trazendo muito sabor e versatilidade para o uso.

A empresa informa que o processo produtivo dessa nova linha traz um cuidado especial nos campos de produção para garantir que os grãos se mantenham sem glúten, possibilitando o consumo também pelos intolerantes a essa proteína. Além disso, o investimento da Nestlé em alimentos orgânicos deve aumentar significativamente a oferta e a distribuição desse tipo de produto, incentivando o consumo e permitindo que toda a sociedade possa adquiri-lo.

Os novos produtos estão disponíveis em embalagens de 170g, nas lojas Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar e loja online (www.paodeacucar.com).

Quer fazer receitas com aveia? Dá uma olhada aqui

1 Comment

  1. Maria De Fatima says:

    Menina amei sua postagem
    Sou louca por aveia
    Parabéns, fiquei impressionada e agora vou hidratar aveia antes de consumir .
    Obrigada ! Virei sua fã 😍😍👏👏👏👏👏 sou estudante de nutrição, sempre busco tudo sobre alimentos e principalmente aveia.

Comentários fechados.